O Fa Jin é uma técnica que está presente em todos os estilos de Tai Chi Chuan. Contudo, o estilo Chen de Tai Chi dá um enfoque maior para a prática do Fa Jin que os demais estilos. Fa jin é o método de deslocar uma grande força, uma "energia explosiva". o termo "Fa" pode ser traduzido como método, e "Jin" (Jing ou Ching) pode ser traduzido como força, poder. Poderíamos dizer que Fa Jin é o método de jogar a energia. A técnica consiste em acumular toda a força do corpo e dispará-la como uma onda que "rebenta" no final. Para isto é necessário dominar o movimento, treinar de forma progressiva a velocidade e a força. E, principalmente, não pular estas etapas para não gerar lesões nos músculos, tendões e articulações.
Como está no clássico do Tai Chi, a energia se enraiza nas pernas, se desenvolve nas pernas, percorre a coluna e se manifesta nas extremidades. Assim, aos desferir o golpe, ele deve concentrar todas as forças, tendo o Tan Tien como centro do processo. A saída do ar deve estar conectada com a saída da força. A intenção deve estar presente no momento do golpe para focalizar a força em um determinado ponto ou foco. A força deve se manifestar de forma solta no princípio, firmando no final do golpe (máximo da força) e voltando ao relaxamento. É como se um chicote estivesse no lugar do braço. Qualquer parte do corpo pode realizar o Fa Jin. Ele serve para golpear, empurra, soltar, defender, etc.
Abaixo uma demonstração de variações de Fa Jin realizados pelo mestre Chen Xiao Wang. Mais abaixo, o treino de Fa Jin do estilo Yang.