O Tui Sou (Tui Shou) é uma prática em dupla do Tai Chi Chuan que trabalha aspectos energéticos e marciais. No aspecto marcial, aprendemos a colocar o corpo corretamente posicionado (distância, base, eixo, etc.) para testar, treinar e efetuar os movimentos marciais do Tai Chi Chuan. No aspecto energético, aprendemos a conectar, sentir o outro. A base da prática está em ser relaxado, fluído e contínuo. Não opor força é o principal para quem começa. Podemos ser empurrados num primeiro momento. Mas, não podemos deixar de aprender a desviar ou conduzir a força do outro. Mestre Cheng Mang Ching dizia que se deve fazer tui sou como se fizesse a forma (leve e constante) e fazer a forma como se fizesse tui sou (sentindo o ar com o corpo, escutando as nossas tensões, examinando a estrutura e a base). Assim, praticar tui sou dá ao indivíduo a noção de tensão correta ao praticar a forma. Adquirimos também no tui sou a noção de ceder e ocupar espaço. E, é possível perceber a força do eixo, quando é aplicado uma força. O eixo gira como uma bola e desvia a força. Existem muitas técnicas de treino. E, algumas são caracteríticas de determinados estilos de Tai Chi Chuan. Abaixo anexo um vídeo de apresentação do estilo Chen. O importante é notar que os movimentos estão ligados, são fluídos e contínuos. Várias técnicas são apresentadas numa crescente de dificuldade.
domingo, 29 de maio de 2011
Tan Tien - Concentração
O termo Tan Tien ( ou Dan Tien, Hara em japonês) é uma denominação de origem chinesa que faz referência a um local onde devemos focar nossa mente (concentrar), nossa respiração e emoções. Faz parte de um sistema complexo de anatomia energética. Então, como os merdianos (canais energéticos), que podem ser mapeados em todas as pessoas, mas não vistos como os tendões e músculos, o Tan Tien corresponde a um centro energético onde a energia pode ser armazenada (mas não é visível como os órgãos do corpo). O Tan Tien Inferior (terra) fica um pouco abaixo do umbigo. Nele devemos focar nossa ayenção e mente. A razão está no acumulo da vitalidade absorvida pela respiração lenta e consciente. Direcionamos nossa atenção (concentração) e assim dispersamos pensamentos diversos, confusos. Há um estado de plenitude (respiração, presença no aqui e agora) que não é distraído por influências emocionais, dúvidas ou medo. É um processo amplamente utilizado por técnicas e artes orientais de crescimento espiritual, aperfeiçoamento moral e físico: a meditação, Alquimia taoísta, as artes marciais em geral, o Qi Gong (Chi Kung), o Ikebana (arranjo floral), caligrafia, cerimônia do Chá, entre outras. No caso do Tai Chi Chuan, o trabalho do Tan Tien Inferior (terra) trabalha o foco, a vontade, a vitalidade, a concentração. Devemos no final da prática recolher a mente e o Qi (energia) para o Tan Tien colocando as palmas um pouco abaixo do umbigo. Assim, poderemos sentir nosso centro, nossa respiração, e encontrar um momento de calma e interiorização. Neste processo, manter a mente concentrada nesta região é sentir o movimento energético do corpo (relaxamento, calor, tensão, musculatura, etc).
O Tan Tien funciona como o centro físico do corpo (centro de gravidade). Pois, quando avançamos devemos focar a atenção no centro. Assim, os ombros seguem o avanço do quadril. E quando recuamos com o foco no Tan Tien, os ombros recuam com o movimento do quadril. Unimos o alto (ombros, braços) com o baixo (quadril e pernas) pelo centro (Tan Tien-cintura-quadril).
Para compreender e sentir os amplos aspectos do Tai Chi Chuan é fundamental entender e praticar a concentração e o acumulo energético no Tan Tien. Para isto se realiza técnicas especiais de Qi Gong, respiração e movimentos. O importante é manter o centro, e agir a partir do centro com consciência. Caminho do centro e atenção plena ao que se faz. Assim, será possível manter a saúde, foratelecer as estruturas e os encaixes corporais e desenvolver o aspecto energético.
Existem outros Tan Tiens. Cada um deles tem uma função específica. Hoje falamos do TanTien Inferior (mais baixo) que trata do corpo, da vitalidade.
domingo, 15 de maio de 2011
Forma Combinada (4 estilos) em 48 Movimentos
A forma combinada dos 48 movimentos foi criada em 1976 com a finalidade de divulgar os vários estilos de Tai Chi e oferecer uma forma mais complexa para os praticantes que já dominavam a Forma dos 24 movimentos. Criada na Universidade com a ajuda de mestres tradicionais, e formada na sua maioria por movimentos do estilo Yang. Contém também movimentos do stilo Wu, Sun e Chen. Abaixo o nome das posturas (uma versão adaptada) e um vídeo de demonstração da forma:
1. A Garça Abre as Asas
2. Limpar o Joelho e Empurrar
3. Chicote Simples
4. Tocar a Pi Pa (Harpa Chinesa)
5. Puxar e Repelir (Lu e Ji)
6. Avançar e Socar para Frente
7. Agarrar a Cauda do Pássaro
8. Inclinar na Diagonal (Acariciar a Crina do Cavalo)
9. Punho sob o Cotovelo
10. Recuar e Repelir o Macaco
11. Girar e Empurrar com a Palma
12. Tocar a Pi Pa (Harpa Chinesa)
13. Limpar o Joelho e Socar para Baixo
14. A Serpente Branca Mostra a Língua
15. Chutar e Golpear o Tigre
16. Golpear na Diagonal com o Punho
17. Soltar o Punho Baixando o Corpo
18. Sobre só uma Perna
19. Chicote Simples
20. Mãos Como Nuvens
21. Acariciar a Crina do Cavalo
22. Patada do Cavalo
23. Chute com Calcanhar
24. Soco Duplo na Linha dos Olhos
25. Chute com Calcanhar
26. Tapar com a mão e Golpear com Soco
27. Agulha no Fundo do Mar
28. O Leque Penetra as Costas
29. Chute com a Ponta do Pé
30. Limpar o Joelho e Empurrar
31. Avançar o passo e Golpear com o Punho
32. Fechamento Aparente
33. Mãos como Nuvens
34. Puxar e Projetar o Punho
35. Donzela de Jade
36. Mãos Cruzadas
37. Mão Para Baixo
38. Sobre uma Perna Levantar a Palma
39. Soco Escondido
40. Girar e Aparar
41. Serpente Rastejando
42. Soco das Sete Estrelas
43. Em uma só Perna e Cavalgar o Tigre
44. Chute do Lótus
45. Flechar o Tigre
46. Avançar e Socar para Frente
47. Agarrar a Cauda do Pássaro
48. Cruzar as Mãosdomingo, 8 de maio de 2011
Forma de Leque de Tai Chi
A forma de leque é muito recente na história de Tai Chi Chuan. A prática do leque possui uma história muito grande nas artes marciais chinesas, surgindo provavelmente derivada de estilos originados em Shaolin ou no próprio templo de Shaolin. Embora, para a maioria das pessoas, o leque não pareça ser uma arma, era constituído de elementos de metal e alguns leques pesavam mais de 3 kg. Era utilizada para distrair o adversário e como arma de corte (lâminas) ou uso para bater (fechado). O destaque hoje é para o aspecto estético (apresentações) e terapêutico (coordenação, habilidades manuais, etc). Abaixo o nome das posturas na forma treinada e ensinada aqui. O que difere um pouco dos nomes do professor Estevão Ribeiro, divulgador da forma.
1. Abertura
2. Agarrar a Cauda do Pássaro
3. Empurrar pressionando no Leque
4. Mãos Cruzadas
5. Limpar e Golpear Cortando
6. A Garça Abre as Asas
7. Limpar e Golpear Batendo o Leque na Perna (pé)
8. Vôo Diagonal
9. Leque nas Nuvens
10. Chicote Simples
11. Leque no Fundo do Mar
12. Serpente Rastejando
13. Batendo o Leque no Corpo e Distraindo o Oponente
14. Atacando embaixo com o Leque
15. Abrindo o Leque numa Perna Só
16. Recuar e Repelir o Macaco
17. Acariciar a Crina do Cavalo
18. Ciclone para Direita e para Esquerda
19. Leque em Postura das Sete Estrelas
20. Cavalgar o Tigre
21. Chute do Lótus
22. Abrindo e Fechando o Leque com Energia
23. Recolhendo o Leque
24. Encerramento
1. Abertura
2. Agarrar a Cauda do Pássaro
3. Empurrar pressionando no Leque
4. Mãos Cruzadas
5. Limpar e Golpear Cortando
6. A Garça Abre as Asas
7. Limpar e Golpear Batendo o Leque na Perna (pé)
8. Vôo Diagonal
9. Leque nas Nuvens
10. Chicote Simples
11. Leque no Fundo do Mar
12. Serpente Rastejando
13. Batendo o Leque no Corpo e Distraindo o Oponente
14. Atacando embaixo com o Leque
15. Abrindo o Leque numa Perna Só
16. Recuar e Repelir o Macaco
17. Acariciar a Crina do Cavalo
18. Ciclone para Direita e para Esquerda
19. Leque em Postura das Sete Estrelas
20. Cavalgar o Tigre
21. Chute do Lótus
22. Abrindo e Fechando o Leque com Energia
23. Recolhendo o Leque
24. Encerramento
Forma do Estilo Chen de Tai Chi em 19 Posturas
O estilo Chen antecede e dá origem ao estilo Yang. Possui bases mais baixas, maior ênfase na espiralação e na alternância de velocidade (fa jing). A sequência dos 19 movimentos foi criada pelo mestre Chen Xiao Wang para divulgar e introduzir as pessoas na prática do Tai Chi do estilo Chen. Pois, além de sintética, possui os elementos básicos do estilo sem movimentos muito complexos ou exigentes. Abaixo segue os nomes das posturas e um vídeo demonstrando a sequência do estilo Chen pelo próprio mestre Chen Xiao Wang.
- Preparação – Yu Bei Shi
- Guardião saindo do Templo - Jin Gang Chu Miao
- Amarrar/Afastar a Vestimenta – Lan Zha Yi
- Levantar o passo - Shang Bu Xie Xing
- Três Passos para Frente – Shang San Bu
- Cobrir a Mão e Dar um Soco, Avançando (mão esquerda) – Yan Shou Hong Quan – Zuo
- Empurrar com as mãos – Shuang Tui sou
- Andar para Trás girando os Braços (Recuar e Repelir o Macaco) – Dao Juan Hong
- O Raio Através das Costas - Shan Ton Bei
- Cobrir a Mão e Dar um Soco, Avançando (mão direita) – Yan Shou Hong Quan – You
- Seis Ferrolhos e Quatro Fechaduras – Liu Feng Si Bi
- Mãos como Nuvens – Yun shou
- Patada do Cavalo – Gao Tan Ma
- Chute de Calcanhar Direito - You Deng Yi Gen
- Chute de Calcanhar Esquerdo – Zuo Deng Yi Gen
- Acariciar/Separar a Crina do Cavalo Selvagem
- A Dama de Jade Tece no Tear – Yu Nu Chuan Suo
- O Guardião Martela com o Trovão – Jin Gang Dao Zhui
- Fechamento – Shou Shi
domingo, 1 de maio de 2011
Forma do Bastão Estilo Yang
A Forma de Bastão do estilo Yang possui 36 movimentos. Os movimentos são baseados nas posturas das sequências de mãos livres. É possível notar que sequências de movimentos dentro da forma são muito semelhantes as que são apresentadas na forma de 103 e 49 movimentos da Família Yang. A criação desta forma é atribuída a Yang Cheng Fu. A forma do bastão é conhecida a alguns anos apenas, mas ganha rapidamente uma propagação por sua beleza e benefícios.
A forma possui todos os enfoques das demais formas de Tai Chi, mas é possível destacar a possibilidade de movimentar as costas e os ombros, fazendo o Qi circular com maior intensidade. Abaixo apresentamos uma nomenclatura da posturas seguido das fotos de um livro de Yang Cheng Fu de 1931, onde é apresentado um treinamento de dupla (tui sou com bastão?).
- Abertura
- Limpar o Joelho (3x)
- Tocar a Pi Pa (harpa chinesa)
- Aparar o Golpe
- Agarrar/Acariciar a Cauda do Pássaro
- Punho sob o Cotovelo (lanceiro)
- Recuar e Repelir o Macaco (5x)
- Vôo Diagonal
- Elevar as Mãos
- A Garça Branca
- Agulha (bastão) no Fundo do Mar
- Abrindo o Leque
- Virar e Golpear
- Agarrar/Acariciar a Cauda do Pássaro
- Aparar e Golpear
- Chicote Simples
- Bastão nas Nuvens
- Chicote Simples
- Patada do Cavalo (Gao Tan Ma)
- Separar e Chutar
- Chutar com o calcanhar
- Limpar o Joelho (2x)
- Socar (bater o bastão) em baixo
- A Serpente estica a Língua
- Chicote Simples
- A Dama separa a cortina (4x) (donzela de Jade tecendo nas quatro direções)
- Acariciar (separar) a crina do Cavalo Selvagem (3x)
- Chicote Simples
- A Serpente Rastejando
- Galo Dourado numa Só Perna (dir. e esq.)
- Recuar e Repelir o Macaco (4x)
- Golpe das Sete Estrelas
- Cavalgar o Tigre
- Chute do Lótus
- Flechar o Tigre
- Aparar e Golpear
- Encerramento
Forma Espada Simplificada 32 Movimentos - Estilo Yang
A forma de espada conhecida como simplificada em 32 movimentos foi criada a partir da forma tradicional do estilo Yang que é bem maior. O objetivo era oferecer aos praticantes de tai chi nova sequência para estimular a prática do Tai Chi no projeto do governo chinês de prevenir doenças e fazer a manutenção da saúde do povo. Criada como uma sequência a ser aprendida após a forma de 24 posturas do estilo Yang, a forma de espada é utilizada atualmente como uma sequência de introdução ao trabalho do Tai Chi com armas. E, é possível notar uma acentuada diferença de mestre para mestre na realização desta forma. Isto se deve ao enfoque que é dado (marcial, estético, competição, meditação,etc) ou a influência de estilos que cada um manifesta na realização da forma.
Abaixo uma nomenclatura baseada nas posturas (descrição) e não nos nomes clássicos. Em breve apresentaremos os nomes clássicos. E, o vídeo demonstra uma forma de fazer a sequência. Embora, a estrutura seja a mesma, é possível notar muitas diferenças em relação a outras sequências realizadas por diferentes professores e mestres.
1. Abertura
2. Levar a Espada com passos sinuosos
3. Golpe para frente (baixo) com os pés juntos
4. Estocada sobre uma só perna
5. Varrida horizontal com passo mais amplo
6. Corte horizontal para direita e para esquerda
7. Corte circular sobre uma perna
8. Passo para trás puxando a espada
9. Estocada em uma só perna
10. Cortar (defender) em baixo com passo vazio (gato)
11. Estocada em passo do arqueiro para esquerda
12. Corte horizontal dando a volta
13. Corte circular recuando
14. Sustentar a espada na frente com o joelho levantado
15. Salto e estocada para frente
16. Corte para cima em base vazia (gato) para esquerda
17. Corte para cima em base vazia (gato) para direita
18. Girar para esquerda e usar a empunhadura da espada
19. Estocada para frente com os pés juntos
20. Corte circular para esquerda, direita e esquerda
21. Passo para frente com estocada por cima
22. Girar e dar corte com a espada
23. Golpear para baixo com passo vazio (gato)
24. Sustentar a espada no ar em uma só perna
25. Desviar e fazer um corte circular em passo do arqueiro
26. Corte circular em passo vazio e corte para frente (abaixo)
27. Corte obliquo para diagonal atrás
28. Passo para frente com estocada
29. Corte circular recuando
30. Cortar horizontalmente girando
31. Cortar para frente com passo em arco
32. Encerramento
Abaixo uma nomenclatura baseada nas posturas (descrição) e não nos nomes clássicos. Em breve apresentaremos os nomes clássicos. E, o vídeo demonstra uma forma de fazer a sequência. Embora, a estrutura seja a mesma, é possível notar muitas diferenças em relação a outras sequências realizadas por diferentes professores e mestres.
1. Abertura
2. Levar a Espada com passos sinuosos
3. Golpe para frente (baixo) com os pés juntos
4. Estocada sobre uma só perna
5. Varrida horizontal com passo mais amplo
6. Corte horizontal para direita e para esquerda
7. Corte circular sobre uma perna
8. Passo para trás puxando a espada
9. Estocada em uma só perna
10. Cortar (defender) em baixo com passo vazio (gato)
11. Estocada em passo do arqueiro para esquerda
12. Corte horizontal dando a volta
13. Corte circular recuando
14. Sustentar a espada na frente com o joelho levantado
15. Salto e estocada para frente
16. Corte para cima em base vazia (gato) para esquerda
17. Corte para cima em base vazia (gato) para direita
18. Girar para esquerda e usar a empunhadura da espada
19. Estocada para frente com os pés juntos
20. Corte circular para esquerda, direita e esquerda
21. Passo para frente com estocada por cima
22. Girar e dar corte com a espada
23. Golpear para baixo com passo vazio (gato)
24. Sustentar a espada no ar em uma só perna
25. Desviar e fazer um corte circular em passo do arqueiro
26. Corte circular em passo vazio e corte para frente (abaixo)
27. Corte obliquo para diagonal atrás
28. Passo para frente com estocada
29. Corte circular recuando
30. Cortar horizontalmente girando
31. Cortar para frente com passo em arco
32. Encerramento
Assinar:
Postagens (Atom)