segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ano Novo Chinês - Ano do Dragão

Hoje, 23 de janeiro de 2012, inicia o ano novo chinês que possui a regência do Dragão. No calendário chinês, entramos no ano de 4710. Além da mudança de marco, iniciado pelo Imperador Amarelo, o ano chinês segue o ciclo lunar e que também utiliza o solar para compensar a diferença. Cada ano é regido por um dos 12 animais da astrologia chinesa. Assim, as características dos animais influenciam o mundo no período de um ano. Os animais são:

鼠 (rato), "niou" 牛 (boi), "hu" 虎 (tigre), "tu" 兔 (coelho), "long" 龍 (dragão), "she" 蛇 (serpente), "ma" 馬 (cavalo), "yang" 羊 (carneiro), "hou" 猴 (macaco), "ji" 雞 (galo), "gou" 狗 (cão), "zhu" 豬 (porco).

Segundo as caracterísitcas gerais do Dragão (astrologia chinesa), será um bom ano para progredir em estudos. E, será desafiador estabelecer boas relações, dado que uma das caracteríticas de quem nasce sob esta influência é a  autosuficiência que beira o egoísmo e o orgulho.
Curiosamente o Dragão, que para nós ocidentais representa um monstro, uma fera, para os orientais é símbolo de prosperidade. O dragão é o mensageiro dos céus (entre tantas funções e classificações). Era utilizado como marca do imperador (dragão dourado) e como símbolo da própria China. Existem elementos culturais ligados ao dragão: estilo de artes marciais, nomes de posturas de Tai Chi, Dança do Dragão, histórias e contos, entre tantos outros elementos. No cinema, filmes fizeram muita referência ao dragão (espírito corajoso e em busca da sabedoria). Bruce Lee era conhecido como Pequeno Dragão. Nas artes marciais, ser chamado de dragão significa (de forma geral) que possui muita habilidade e sabedoria (juntos). 
O dragão chinês é a combinação de 9 animais: Cabeça de camelo, chifre de cervo, olhos de coelho, orelhas de touro, barriga de sapo, escamas de carpa,  corpo de iguana (ou cobra), patas de tigre e garras de águia. E ainda carrega a pérola representa a energia trabalhada, concentrada que dá força. É uma representação alquímica. Muito esforço e Estudo.