domingo, 17 de julho de 2011

A Impotância de Estudar os Clássicos

O Tai Chi Chuan possui um fundamento teórico muito grande. Isto se deve por sua base conceitual estar calcada na relação yin e yang. Além disso, uma grande parte dos mestres deste estilo possuíam uma formação intelectual (políticos, filósofos, poetas), religiosa (monges, estudantes e religiosos de diversas escolas e doutrinas), além de médicos (acupuntura, Qi Gong, etc). Assim, a base conceitual do Tai Chi Chuan, além de aspectos marciais, possuí uma gama muito grande de escritos, estudos sobre medicina, iluminação, conduta ética (ideal do sábio), etc. Estes escritos são importantes para dirigir e acelerar o progresso de percepção e entendimento do indivíduo. Todas as escolas possuem orientações para a prática na forma de texto, poema ou até canção. Pois, era mais fácil decorar por meio de canções as referências técnicas. Mas, o mais comum é a utilização da história ou do poema. Pois, a cultura intelectual chinesa valoriza a forma poética de expressão que permite esconder significados no meio das obras. 
Os principios ou orientações que os textos clássIcos e modernos oferecem para os praticantes são referências muito grandes, abordando muitos aspectos importantes para desenvolver a percepção física, encaixes corporais, conexão e continuidade dos movimentos, etc.
O Livro mais amplo sobre temas relacionados ao Tai Chi Chuan é o do Chen Xin (família Chen de Tai Chi). Um erudito que dedicou boa parte de sua vida para fundamentar teoricamente os conhecimentos marciais de seus ancestrais e parentes. Não era um praticante de destaque. Mas, sua contribuição é muito grande para a divulgação do Tai Chi Chuan.

Este livro ganhou uma tradução, recente, em inglês (aproximadamente 800 páginas). É uma obra ampla que trata de vários aspectos, relacionando o I Ching, o estudo do sistema energético, tratados, explicação de movimentos, história, entre outros aspectos.


Na sequência do Blog, apresentaremos alguns tratados já disponíves em português, bem como traduções de diversas obras e autores.