sábado, 7 de abril de 2012

Relaxamento no Tai Chi - Fang Song

Um dos primeiros elemento a ser aprendido no Tai Chi Chuan é o relaxamento. O relaxamento começa na mente. Precisamos desenvolver um estado de tranquilidade e atenção mental para olhar para o corpo com atenção e sensibilidade (meditação sobre as sensações do corpo). Relaxar o corpo pode até começar com o "soltar" a musculatura. Mas, é muito mais do que isto. É preciso desenvolver o que os mestres chamam de Fang Song.  Geralmente traduzido por relaxamento, Fang Song é um estado de atenção e sensibilidade que envolve uma tenacidade muscular (a busca pela medida certa entre o frouxo e o tenso). Assim, Fang Song pode e deve ser desenvolvida na forma (treino das sequências de Tai Chi). Mas, é no tui sou que compreendemos sua importância e medida. 
No treinamento da forma (tao lu), devemos buscar cada vez mais o relaxamento dos músculos que estão muito tensos, o relaxamento das articulações (soltar sem perder o encaixe). Mas, soltar não é ficar mole, frouxo (caído). Soltar é tornar consciente das contrações desnecessárias ou demasiadas. Isto é possível num treino lento que permite uma grande consciência dos músculos, tendões e ossos envolvidos num movimento. O objetivo é desenvolver o uso do corpo sem tensões iniciais, para que a energia flua pelos meridianos (vasos energéticos) e circule por todo o corpo com harmonia e fluidez. Quando isto acontece, sentimos calor difundido por todo corpo. Sentimos ainda, um estado de leveza na parte superior e um afundar do Qi (chi, energia) na parte inferior. Estamos num estado de tamanha tranquilidade que o recolhimento no final da forma permite sentir a energia fluir pelo corpo. Do ponto de vista marcial, o relaxamento será o polo oposto da força que se criará. Assim, quando melhor for o relaxamento, melhor será o Fa Jin (jogar a força).
Desbloquear pontos tensos não é uma tarefa fácil. Podemos focar o ponto que nos incomoda. Por exemplo: um ponto nas costas (gatilho) que constantemente nos faz sofrer. Então, busque ao realizar a forma, sentir o alongamento das escápulas, ombros e da própria coluna em cada movimento. Utilize a respiração para conscientemente aliviar a musculatura (demora tempo para desenvolver certas práticas). Expire e busque relaxar o músculo em questão, deixe sua mente conectada com a área em questão. Sinta (e isto é fundamental) o peso de suas pernas (não sustente-se com a tensão da coluna, mas com o quadril que sustenta uma coluna alongada). Visualize a energia fluindo no local. Realize o movimentos lentos (pode ser só um como forma de Qi Gong) para potencializar o processo. O treinamento de  tui sou pode auxiliar no processo, assim como o do Fa Jin (desde que devidamente relaxado).
Soltar no Tai Chi significa achar a justa medida em que seus musculos e tendões podem sustentar a estrutura corporal sem tensões desnecessárias e ficar sensível as forças que são aplicadas em seu corpo (tui sou). Podendo então, passar do yin para o yang (relaxamento para a força) de maneira imediata e natural.
Busque o Fang Song em cada momento. Perceba no carro ou no cinema as tensões desnecessárias. Fang song começa na auto-observação.
Sorrir ajuda muito.

Song